PTENES

Uberlândia: a cidade mais acessível do Brasil

A cidade é a primeira do Brasil a tornar a sua frota de ônibus de transporte público 100% acessível

14/06/2022
Imprensa

Rampas de acesso nas calçadas, vagas de estacionamento público exclusivos para idosos e pessoas com deficiência e a modernização da legislação local, voltada para projetos arquitetônicos inclusivos, são alguns exemplos de como Uberlândia, no interior de Minas Gerais resolveu a problemática da acessibilidade.

Com mais de 700 mil habitantes, segundo a última contagem do IBGE, Uberlânida é o quarto município mais populoso do interior do Brasil e é referência nacional em políticas públicas em atenção às pessoas com deficiência. O título de primeira cidade do Brasil com 100% do transporte coletivo acessível rendeu ao município o reconhecimento de exemplo de Boas Práticas em Transporte pela ONU Habitat em 2012.

Já no ano passado a cidade ganhou destaque em um  estudo sobre acessibilidade realizado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Na publicação “Cities as Spaces for Opportunities for All: Building Public Spaces for People with Disabilities, Children and Elders” (“Cidades como espaços de oportunidades para todos: construindo espaços públicos para pessoas com deficiência, crianças e idosos”, em tradução livre), a instituição dedica um capítulo à cidade, considerado referência nas políticas públicas de infraestrutura e operação e serviço do sistema de transporte e mobilidade urbana.

Para chegar a isso a cidade conta,  por exemplo, com o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência – COMPOD, tem por finalidade principal a proteção e garantia dos direitos das pessoas portadoras de deficiência.

É o COMPOD que edita a Cartilha de Acessibilidade, que está em sua 4ª edição.  O documento é uma referência técnica para construções acessíveis e adaptações de obras existentes. Totalmente didática, a cartilha destaca os principais pontos da Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Lei nº 13.146), sancionada em julho de 2015, e a norma técnica de Acessibilidade a Edificações, Mobiliário, Espaços e Equipamentos Urbanos (NBR 9050), emitida pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) em novembro do mesmo ano.

Toda essa ação conjunta foi fundamental para que a cidade se torne efetivamente acessível, visto que o transporte acessível é uma grande conquista, mas só ele não resolve o problema.

Você pode conferir o conteúdo da cartilha aqui.

Veja mais dados sobre a acessibilidade de Uberlândia:

  • Categoria A no ranking do turismo brasileiro;
  • Prêmio Internacional de Boas Práticas – ONU-HABITAT;
  • 1ª cidade do Brasil a ter 100% do seu transporte público acessível com elevadores e layout especial;
  • Mais de 10 mil pessoas beneficiadas pela frota;
  • Todos os prédios públicos municipais acessíveis;
  • Mais de 5 mil rampas nas calçadas;
  • Todos os eventos com requisitos de acessibilidade;
  • Mais de 300 vagas de estacionamento demarcadas;
  • 215 apartamentos totalmente acessíveis com 635 leitos em todas as categorias

Fonte: Prefeitura de Uberlândia