Diretor da Elevittá palestra no evento Espírito Empreendedor, na URI
Diretor de Engenharia, Erivelto Weinert, falou sobre a trajetória da empresa na disciplina de Empreendedorismo dos cursos superiores de Administração e Ciências Contábeis.
Considerando que a história da Elevittá é um case de empreendedorismo de sucesso, os professores Fernando Sérgio Mazon e Darci Luiz Kuiawisnki, abriram espaço para expor a criação e a consolidação da empresa.
Numa conversa on line, Erivelto contou que a Elevittá surgiu há 8 anos a partir de uma ideia de produzir inovação para o transporte acessível. “Tornar o normal incrível, que é um dos nossos posicionamentos, resume o nosso negócio. As pessoas geralmente não se dão conta de que o que é normal para elas pode ser incrível para quem tem deficiência”, disse. O diretor considerou que diversas ações empreendidas conjuntamente fizeram o projeto dar certo. “Criamos um novo produto no momento em que as normas técnicas estavam mudando. Integramos a Comissão de Transporte e Mobilidade da Associação Brasileira de Normas Técnicas e no momento em que a acessibilidade no transporte rodoviário passou a ser exigida, o DPM, um equipamento totalmente novo e inovador estava pronto para entrar no mercado”, contou. Desta forma, em vez de se adaptar ao mercado, a Elevittá mudou o mercado. “ O nosso produto é plug and play, mostra que o inovador pode ser simples, não reduz o numero de poltronas do veículo e o cadeirante não fica em um box separado”. Estas características consolidaram a nova tecnologia e hoje a Elevittá fornece elevadores para todas as montadoras e encarroçadoras do Brasil e de vários países da América Latina.
Contando que, no início, ele e o sócio Dayton Espig chegavam a trabalhar 16 horas por dia para dar conta de criar um negócio, Erivelto disse que considera o Day One, o lançamento da Daily Elevittá pela Iveco. Foi o dia da confirmação de que a empresa estava consolidada. Desenvolvida e fabricada no complexo industrial da Iveco em Sete Lagoas (MG) é uma van que sai de fábrica já com um dispositivo Poltrona Móvel instalado e foi considerada a primeira van acessível 18+1. “Isso foi tão disruptivo que mudou a cara do mercado e nos deu a sensação de ‘olha o que a gente conseguiu fazer’” disse. A partir disso, o modelo GT da Elevittá passou a equipar as vans de todas as marcas do Brasil.
O segundo momento mais importante para a empresa foi quando o Governo Federal lançou o Programa Caminhos da Escola, estabelecendo que todos os ônibus para transporte de estudantes deveriam ser equipados com o DPM. “Isso mudou o tamanho da empresa e continua sendo o nosso carro chefe”, afirmou. De 200 equipamentos fabricados em 2017 a Elevittá saltou para 5.200 em 2018, aumentando 3.300% a produção e 2.200% o faturamento. O crescimento se manteve constante e no ano passado, a Elevittá cresceu 20%.
Lançando em média um produto novo por ano, a Elevittá ampliou o seu raio de ação a partir de uma parceria com o grupo CNH Industrial, dono das marcas Case IH, CASE Construction Equipment, New Holland Agriculture, New Holland Construction, IVECO, IVECO BUS, Iveco Defence Vehicles, Magirus, FPT Industrial e do banco CNH Industrial Capital. Em parceria com a New Holland foi desenvolvido o trator conceito acessível, que permite a operação por parte de pessoas com deficiência. “Isso está sendo transformador do ponto de vista de oferecer novas oportunidades de trabalho no campo e na construção civil para pessoas com deficiência e o fato de uma tecnologia desenvolvida em Aratiba ter sido capaz de mudar a percepção de um CEO de um grupo multinacional é muito gratificante”, disse Erivelto. A partir de agora, o trator e a retroescavadeira acessíeis estarão sendo colocados no mercado com as marcas CASE e New Holland.
Nas respostas às perguntas sobre os desafios neste mercado, concorrência e dificuldades, Erivelto enumerou: entender o todo para ter uma visão do todo, estar atento às certificações e normas, valorizar o Networking , estar sempre um passo à frente da concorrência e poder contar com uma equipe que sabe o que faz e porque faz. “Costumo dizer que o nosso sucesso depende de muitos fatores, mas que um dos principais é o entendimento de que mesmo aquele que faz o trabalho mais simples tem a visão de que está construindo acessibilidade, que faz parte de algo maior, que inclui as pessoas e inspira a sociedade. Resumindo, a Elevittá não produz elevadores, e sim, produtos que estão ajudando a mudar o mundo”.