PTENES

Elevittá debate inovação no I Inova Experience

Como a gente faz para o cadeirante entrar no ônibus? Como a gente faz para o cadeirante sentar na poltrona? E se em vez dele entrar, a gente levasse a poltrona até ele?”

11/04/2022
Sem categoria

Assim, o diretor de engenharia da Elevittá, Erivelto Weinert, começou o relato sobre a história da empresa no debate sobre inovação que fez parte das atividades do I Inove Experience, realizado na Incubadora Tecnológica e promovido pela Prefeitura de Erechim.  Weinert foi convidado para o evento em função de a Elevittá ter sido inovadora no conceito de conforto e segurança para a inclusão de pessoas com mobilidade reduzida no transporte coletivo. Em 2013, a Elevittá desenvolveu o Dispositivo Poltrona Móvel, que atualmente equipa todos os ônibus e vans fabricados no país, atendendo à norma 15320 da ABNT que determina que todos os veículos de transporte de passageiros devem ser acessíveis. “Este mercado não existia, nós criamos o mercado. Só tínhamos um produto e um objetivo: fazer com que ele se encaixasse na norma”, disse.

O Painel de debate foi coordenado pelo diretor do Instituto Federal do RS, Eduardo Angonesi Predebon e teve a participação do empresário Willian Di Donato da ARAPL Intelligent Manufacturing, unidade local da multinacional indiana, com presença global na área de tecnologia e inovação. 

Além dos conceitos de inovação, o painel abordou os impactos da pandemia de Coronavírus para as duas empresas, as dificuldades dos empreendedores diante da realidade regulatória e tributária brasileira, a informatização e automação industrial e os novos formatos das relações de trabalho.

O incentivo que a Incubadora Tecnológica oferece às empresas emergentes também foi destacado pelos debatedores.  Atualmente a Incubadora Tecnológica de Erechim conta com 6 empresas incubadas, 5 empresas âncoras e 1 empresa já graduada, desenvolvendo projetos nas áreas de energia fotovoltaica, automação residencial, automação para o setor terciário, telefonia e aplicativos.